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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Leitura dialógica de contos de Clarice Lispector no processo de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa

Autores:
Adriana Teixeira Alves (UENP - universidade estadual do norte do Parana)

Resumo:

A leitura é um fator primordial para a formação de pessoas reflexivas e críticas na sociedade contemporânea. O hábito de leitura, em decorrência, deve ser estimulado, no jovem educando, desde cedo, para que ele possa conceber uma significação do mundo que o cerca. Nessa perspectiva, o papel da escola, na educação básica, é estimular a leitura, propiciando a formação e desenvolvimento do leitor ativo e crítico. Para isso, faz-se necessário buscar maneiras de tornar o hábito de leitura uma ação agradável dentro e fora do âmbito escolar. Considerando a dificuldade dos alunos, para compreender e interpretar textos, comprovada por diferentes avaliações externas e por minha prática docente, nesta pesquisa busco apresentar uma possibilidade de ensino-aprendizagem de leitura dialógica que propicie o desenvolvimento de leitores ativos e críticos, capazes de emitir uma contrapalavra aos enunciados com os quais interagem em suas práticas discursivas. À luz da Linguística Aplicada, a pesquisa consiste em uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo-interpretativo, cujo objetivo geral é compreender como habilidades de leitura propostas pelo SPAECE desenvolvem-se, em alunos do nono ano do Ensino Fundamental, em situação de ensino-aprendizagem do gênero conto, notadamente, contos da escritora Clarice Lispector, mediatizada pelo PTD (GASPARIN, 2009) e as etapas do processo de leitura (MENEGASSI, 2010). Por se tratar de pesquisa que considera o caráter dialógico dos enunciados, o trabalho fundamenta-se, sobretudo, na teoria do Círculo de Bakhtin, notadamente, Bakhtin (2003) e Bakhtin/Volochinov (1992), que postulam o caráter dialógico e interativo da linguagem. Tratando-se de pesquisa-ação, desenvolvida em nono ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Fortaleza/CE, adotou-se a elaboração de diário reflexivo como instrumento de coleta e análise dos dados. Por fim, pretendo encontrar como resultado o desenvolvimento de leitores ativos e críticos, capazes de compreenderem o contexto sociocultural da realidade na qual habitam, convivem e se tornam cidadãos.