USOS E SIGNIFICADOS DA ESCRITA-EM-INTERAÇÃO EM UM ENCONTRO ENTRE ORIENTANDO-ORIENTADOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Autores: Rafael Petermann (IFPR - Instituto Federal do Paraná) |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo reconhecer os usos e significados que são atribuídos à escrita durante um encontro interacional entre orientando e orientador em um contexto de orientação de pesquisa em um curso técnico em informática integrado ao Ensino Médio. Para este exercício analítico, consideramos que durante essa atividade interacional i) a fala e a escrita (como anotações e lembretes) acontecem ao mesmo tempo; e ii) a escrita se relaciona e depende da fala (Mondada; Svinhufvud, 2016) de forma que a produção de anotações e lembretes por parte dos interagentes são índices de informações, sínteses e/ou entendimentos que são tornados relevantes por um dos participantes no trabalho de construir conhecimento conjuntamente a respeito do que se deve fazer para dar cabo da produção de um trabalho de conclusão de curso. A fundamentação teórico-metodológica deste trabalho está ancorada nos princípios da etnografia da linguagem, nos estudos de letramento acadêmico e na Análise da Conversa Etnometodológica. Serão analisados dados de orientação de um aluno que desenvolve um trabalho na área de História com seu orientador. Esperamos, como contribuição deste trabalho, avançar no entendimento de como se dão participação e aprendizagem de estudantes do Ensino Médio nas práticas letradas acadêmicas em contexto de escola técnica.
|
|