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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A RECATEGORIZAÇÃO COM E SEM MENÇÃO LEXICAL NO GÊNERO PROPAGANDA ORAL RADIOFÔNICA

Autores:
Max Silva da Rocha (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Maria Francisca Oliveira Santos (UNEAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS, UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo:

Os estudos da referenciação apresentam uma nova proposta teórica de analisar como um mesmo objeto de discurso (referente) é representado na mente dos interlocutores por meio de um texto. Essa representação é de ordem sociocognitiva e por isso demanda de um conhecimento de mecanismos cognitivos adquiridos e construídos nas relações sociais. Diante disso, esse trabalho objetiva realizar uma análise acerca da recategorização com e sem menção lexical no gênero propaganda oral radiofônica, procurando compreender como um mesmo referente, construto fundamental para a produção dos sentidos, evolui durante o texto oral. Entende-se a recategorização como um contínuo processo cognitivo-discursivo de transformação dos referentes ao longo de um texto oral ou escrito. Assim, o trabalho apoia-se nos pressupostos da Linguística Textual, numa vertente sociocognitivo-discursiva, que trata o texto como um processo de múltiplas faces. Por isso, embasa-se nos referenciais teóricos de Custódio Filho (2011, 2012), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Fiorin (2017), Marcuschi (2003; 2006; 2008), Mondada e Dubois (2003), Koch (2004, 2017), Santos; Rocha (2018), dentre outros. Para realizar as análises, optou-se por um corpus constituído por propagandas orais do espaço radiofônico, a fim de identificar como os referentes/objetos de discurso são apresentados e recategorizados, durante programas de rádio. O foco da análise é o domínio midiático, mais precisamente, propagandas orais de uma emissora de rádio do agreste alagoano. As análises puderam evidenciar que um mesmo referente sofreu transformações ao decorrer da argumentação. Além disso, percebeu-se que a recategorização com e sem menção lexical, enquanto construção interacional e dinâmica apresentou-se no plano do discurso de maneira estratégica e persuasiva.


Agência de fomento:
UFAL; UNEAL; FAPEAL; CAPES