Artigo de Opinião: o trabalho com o PDG - Projeto Didático de Gênero e a análise do gênero em produções escolares | Autores: Anderson José de Paula (UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) |
Resumo: No âmbito das exigências do Mestrado Profissional (PROFLETRAS), este estudo interveio no 9º ano de duas escolas dos estados supracitados, a fim de subsidiar conhecimentos aos alunos, no tocante da produção do texto argumentativo Artigo de Opinião. Por se tratar de uma pesquisa-ação, as produções dos alunos resultantes da Sequência Didática – Projeto Didático de Gênero (SD-PDG) foram norteadas por meio da elaboração de um Modelo Didático de Análise do Gênero (MDG) – expandido pelos balizadores (mecanismos, critérios e apontamentos) – ancorado no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a fim de analisar a apropriação do gênero pelos alunos durante a escrita inicial e produção final, tendo a reescrita como estratégia de consolidação dos conhecimentos acerca do gênero. No tocante aos documentos oficiais em análise, faz-se necessário que ambos façam a distinção entre gêneros e tipos textuais no trabalho com a produção e compreensão textual prescrito neles. Já no tocante aos gêneros textuais, o trabalho em espiral garante uma aprendizagem mais eficaz do gênero, uma vez que o aluno age na tríade – introduzir, aprofundar e consolidar – entendendo as especificidades do gênero e como usá-lo. Por fim, no tocante às produções textuais, o intuito é sensibilizar os alunos a lerem e ensiná-los a relacionar aquilo que leram com as propostas de produção pedidas, aprimorando sua escrita.
|
|