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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A ALUNOS SURDOS PELAS TRILHAS DO LETRAMENTO CRÍTICO: UM REDESENHO CURRICULAR

Autores:
Lucimeire da Silva Furlaneto (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo:

Este trabalho, fruto de uma pesquisa de doutorado em andamento, tem como objetivo analisar como se dá o ensino de Língua Portuguesa (doravante LP) a alunos surdos em uma escola pública especializada, no município de Cuiabá-MT, na perspectiva do Letramento Crítico. A pesquisa está sendo desenvolvida a partir da observação de como a professora orienta o ensino de LP com base em sua concepção sobre língua/linguagem. É recorrente em pesquisas sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa a alunos surdos um enveredamento pela óptica da língua como estrutura, descontextualizada do seu uso, ou seja, “descolada” dos letramentos, portanto, pouco considerada como prática social. Para essa ação, convocam-se autores como Fernandes (2006), Pereira (2014), Street (1984), Menezes de Sousa (2011), Monte Mór (2013; 2011), Jordão (2014; 2013), Street (2014), Soares (2010), Kleiman (1998), entre outros. A metodologia utilizada neste trabalho é a pesquisa colaborativa. Essa tem como cerne a aproximação entre pesquisadores e professores em sala de aula. Um projeto de colaboração põe o pesquisador em situação de copartícipe com os docentes, podendo ser visto simultaneamente como uma atividade de pesquisa e de formação (ELLIOT, 1976; 1990). As observações em sala de aula vêm mostrando que, quando o trabalho é desenvolvido a partir da reflexão do professor sobre a sua própria prática, considerando a apreensão de conceitos outros concernentes ao ensino sobre língua, a mudança curricular é evidente, impactando sobremaneira, o processo de ensino-aprendizagem.