ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM FOCO NAS PRODUÇÕES ORIUNDAS DO PROFLETRAS | Autores: Maria Aparecida Resende Ottoni (UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) |
Resumo: Nesta comunicação, apresento resultados parciais de uma pesquisa de pós-doutorado, intitulada “Pesquisas em Análise de Discurso Crítica no Brasil: um mapeamento das produções dos últimos 10 anos”, desenvolvida sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Izabel Santos Magalhães, no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. Neste recorte, contemplo os resultados da análise de cinco dissertações defendidas em cinco instituições públicas associadas ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (Profletras), de três regiões do Brasil. Os resultados revelam alguns dos temas em foco: identidade de gênero; machismo; letramento crítico; etnia; raça; argumentação; manifestações populares de protesto; inserção de tecnologias no ensino; e multimodalidade, os quais são abordados a partir do trabalho com diferentes gêneros discursivos. Revelam, ainda, que é adotada a abordagem faircloughiana em todos os trabalhos e que neles a ADC é articulada especialmente aos estudos sobre letramento e sobre gêneros do discurso. Além disso, são trazidos para o diálogo os construtos da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994) e vários estudos sobre diferentes questões. O estudo também evidenciou uma dificuldade na articulação da ADC na elaboração das propostas de intervenção e na análise dos dados e várias contribuições teórico-metodológicas. Acredito que a articulação da ADC ao trabalho de campo no Profletras pode cooperar para uma investigação que não se limita à análise da representação discursiva da prática social de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, mas se volta para a análise da própria prática, com seus constrangimentos e potencialidades. Considero que o estudo constitui uma representação da produção em ADC voltada para o ensino de Língua Portuguesa (LP) no Brasil, o que colabora para a construção do conhecimento acerca desse quadro epistemológico e para o desenho de novas propostas de estudo em ADC centradas no ensino.
|
|