Poster
| O CORDEL: NOVOS CAMINHOS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA | Autores: Mikeias Cardoso dos Santos (UEMA - Universidade Estadual do Maranhão) |
Resumo: A presente pesquisa é resultante do Projeto de Extensão denominado A Literatura de Cordel na escola: ler, ouvir e escrever, que prioriza as práticas leitoras e de escrita em sala de aula por jovens do 1º Ano do Ensino Médio da escola Centro de Ensino Cônego Aderson Guimarães Júnior, situado em Caxias-MA, por meio de folhetos de cordel. Quando se fala de letramento literário, segundo Cosson (2011, p.16) “(...), é no exercício da leitura e da escrita dos textos literários que se desvela a arbitrariedade das regras impostas pelos discursos padronizados da sociedade letrada e se constrói um modo próprio de se fazer dono da linguagem que, sendo minha, é também de todos”. O nosso intuito nesta pesquisa é discutir a responsabilidade da escola na construção de práticas leitoras e de escrita, e com isso contribuir para o pensamento crítico social dos discentes sobre as questões sociais variadas que a literatura de cordel apresenta na sua grande produção literária. São explorados os conhecimentos poéticos, sociais e históricos dos grandes cordelistas e dos folhetos de cordel. Através do cordel é possível abrir um debate em torno dos conteúdos. A pesquisa é de cunho bibliográfico, e são selecionados alguns folhetos para leitura e posteriormente discussão. Assuntos como: o egoísmo do povo e da sociedade, a má política dos governos, corrupção nas classes sociais, problemas ambientais, as histórias de príncipes e princesas, heroicos dos homens, a luta do bem contra o mal e dentre outros assuntos que são importantíssimos a esse gênero textual. Os teóricos que dão sustentação e respaldo a nossa pesquisa são: ALMEIDA (2009), COSSON (2011), CURRAN (1973), EGLÊ (2012), LESSA (1973), SOARES (1996) dentre outros. |