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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A LITERATURA DE CORDEL: DO SERTÃO A CAMINHO DA SALA DE AULA

Autores:
Mikeias Cardoso dos Santos (UEMA - Universidade Estadual do Maranhão)

Resumo:

O nosso trabalho nasceu de influência do Projeto de Extensão intitulado A Literatura de Cordel na escola: ler, ouvir e escrever, projeto que tem a missão de promover as práticas de leitura, escrita e contribui na formação crítica por jovens do 1º Ano do Ensino Médio da escola Centro de Ensino Cônego Aderson Guimarães Júnior, situado em Caxias-MA, com a ajuda dos folhetos de cordel. O ato de ler é de suma importância para a execução desta pesquisa, que tem o intuito de desenvolver a prática leitora de jovens no cotidiano dos discentes, vê-se uma alternativa de incentivo para serem grandes leitores, com isso melhorar a escrita, a oralidade e desenvolver o pensamento crítico. Segundo Solé (1998, p. 22): “a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto; neste processo tenta-se satisfazer os objetivos que guiam a sua leitura”. Sobre essa prática leitora se pronuncia Cosson (2006, p. 16) A prática da literatura, seja pela leitura, seja pela escrita, consiste exatamente em uma exploração das potencialidades da linguagem, da palavra e da escrita, que não tem paralelo em outra atividade humana. O estudo em questão é de cunho bibliográfico, na execução do projeto são selecionados folhetos e temáticas diversas que realizada a leitura e posteriormente debates são feitos, proporcionando uma maior parceria da literatura sertaneja com a sala de aula. Temáticas atuais, como: as desigualdades sociais, o cenário atual da política, má conduta nas classes sociais, problemas ambientais, as histórias de donzelas nos seus contos de fadas, dentre outros assuntos que fazem parte do cotidiano da população. Os pesquisadores, teóricos e estudiosos que dão respaldo a nossa pesquisa são: COSSON (2011), CURRAN (1973), EGLÊ (2012), LESSA (1973), SOARES (1996), SOLÉ (1998) dentre outros.