Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ensino de gêneros acadêmicos em debate: análises de práticas, confronto com a produção científica

Autores:
Silvana Silva (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

Os estudos do letramento acadêmico tem enfatizado a necessidade de pensar modelos e práticas situadas e etnograficamente descritas (Street, 2014). Com isso, o ensino de gêneros acadêmicos em âmbito universitário pode corresponder mais ou menos adequadamente às expectativas das comunidades de prática. Objetivos do trabalho e metodologia: 1) analisar três (3) Planos de Ensino da disciplina de Produção de Textos três semestres (2015/2, 2016/1 e 2017/1) do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para verificar se há valorização do discurso horizontal ou do discurso vertical da ciência (Martin, 2010) e sua compatibilidade com as práticas textuais da área do conhecimento da disciplina (Administração de Empresas). Como corpus de contraste são analisados os discursos de 30 artigos da área de Administração de Empresas, sendo 10 artigos do extrato Qualis A, 10 do Qualis B e 10 do Qualis C. Os planos serão analisados em função dos gêneros acadêmicos escolhidos pelo professor bem como dos textos para leitura em sala de aula. 2) verificar se as funções da escrita acadêmica (Navarro, 2018), a saber, função retórica, função expressiva, função crítica, função habilitante, função epistêmica aparecem na escrita da resenha acadêmica. Serão analisados 9 textos de alunos por turma, totalizando 27 textos. Serão escolhidos 3 textos com notas altas e 3 textos com notas satisfatórias e 3 textos com notas insuficientes. Observaremos se há correlação constante entre nota e quantidade de funções de escrita atingidas. Os resultados indicam que há coincidência parcial entre o ensino de gêneros acadêmicos nas três turmas em análises e os discursos efetivamente elaborados pelas comunidades de prática. Indicam ainda que há correlação entre nota e quantidade de funções de escrita acadêmica atingidas.