Poster
| “Chegou a hora de ir pra escola”: uma análise da concepção de ensino de língua/linguagem materializada em relatórios de estágio supervisionado produzidos por estudantes do curso de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia | Autores: Fatima Aparecida de Souza (UFBA - Universidade Federal da Bahia) |
Resumo: Muito mais que um pacote de técnicas voltadas à instrumentalização ou uma série de práticas com vistas à imitação, o estágio supervisionado é um campo de investigação que requer um olhar teórico e prático da realidade. O estágio supervisionado em Língua Portuguesa é uma práxis pedagógica que possibilita reflexão, aproximação e ressignificação do ensino desse componente curricular no âmbito da Educação Básica. Considerando esses aspectos, o presente trabalho resulta de uma análise realizada a partir da leitura de relatórios de estágio supervisionado elaborados por estudantes do curso de Letras Vernáculas, matriculados no Componente Curricular Estágio Supervisionado II de Língua Portuguesa, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Objetiva investigar a concepção de ensino de língua/linguagem orientadora das atividades discentes durante o período de realização dos estágios de observação, coparticipação e regência, em colégios públicos estaduais na cidade de Salvador. Os resultados indicam que, em geral, para os discentes, o ensino de língua portuguesa deve ser pautado por uma concepção de ensino de língua/linguagem como interação social, ou seja, por uma concepção enunciativo-discursiva em que o contexto de produção e de circulação textual, os interlocutores, os gêneros textuais, a compreensão, a intencionalidade passam a ser o cerne do ensino.
|
|