Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Entre o programa de Português e os manuais escolares: A literatura que (não) se ensina no 2º Ciclo do Básico – Algumas ausências e oblívios

Autores:
Pedro Balaus Custodio (ESEC-IPC - Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Coimbra)

Resumo:

No âmbito do texto literário, o atual programa e as metas curriculares de Português para o 2º ciclo do ensino básico desenham alguns objetivos nucleares como, por exemplo, desenvolver nos alunos a capacidade de leitura de textos de diferentes temas e géneros e com distinto alcance e intencionalidade comunicativa. Estes enunciados devem ser de expressão não literária e literária. São sobretudo estes que permitirão aos jovens inaugurar um conhecimento fundamentado e sólido da literatura, bem como possibilitar a construção de conhecimentos de e sobre o fenómeno literário, desenvolver o gosto de ler e, ainda, valorizar a literatura enquanto património. Por entre esses múltiplos propósitos, contam-se ainda o da apreciação crítica da dimensão estética dos textos, portugueses e estrangeiros. Em ambos os anos que compõem este ciclo, o programa prescreve, no domínio da educação literária, uma curta lista de textos para leitura anual. Estes títulos devem ainda ser complementados com os títulos contidos no Plano Nacional de Leitura.

Esta comunicação pretende, pois, fazer sobressair três questões fundamentais. A primeira, pôr em evidência algumas práticas resultantes da aplicação deste programa de Português, desde 2015 até ao presente, e compreender de que modo é que estas orientações geram leituras plurais. Em segundo lugar, avaliar até que ponto é que essas escolhas do programa e dos manuais escolares são realizadas de acordo com a faixa etária e maturidade leitora dos destinatários, os seus horizontes de expetativa e gostos pessoais na esfera do texto literário. Por último, questionar se a ausência de determinados autores e o esquecimento de outros não empobrece esta cânone literário escolar para um ciclo de estudos tão importante como é o 2º CEB.