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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O PROCESSO DE ESCRITA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O TCC EM FOCO

Autores:
Ana Paula Domingos Baladeli (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo:

A prática da escrita acadêmica representa parte constituinte do processo formativo de professores em formação inicial e, por meio dela se acessa, produz e divulga o conhecimento científico. No caso da escrita do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, etapa formativa que consolida e legitima o ingresso na profissão professor, esta pode apresentar-se como um desafio ou entrave para professores em formação inicial uma vez que requer o conhecimento do contexto de produção e divulgação do texto a ser elaborado. Pesquisas com base nos Novos Estudos do Letramento realizados por Mckay (1993); Street (1995); Barton e Hamilton (2000); Lea e Street (2006); Fiad (2017) destacam que as dificuldades vivenciadas na escrita de certos gêneros acadêmicos revelam o acesso, a valorização e a concepção que a escrita assume para os diferentes grupos sociais.  Dessa forma, partindo do pressuposto que a escrita do TCC representa em muitos casos, a primeira oportunidade de os acadêmicos assumirem-se como sujeitos pesquisadores, objetivo este estudo é discutir no itinerário de escrita do TCC de três professores em formação inicial de uma universidade pública do Paraná, o impacto da escrita acadêmica na (re)construção de suas identidades docentes. Os dados foram gerados ao longo de orientações e de questionários semiestruturados, os quais indicaram que ao longo do curso, os professores em formação inicial tiveram dificuldades em assumirem-se como sujeitos pesquisadores e produtores de discursos e, que mantiveram uma relação de distanciamento e de insegurança com a escrita de textos acadêmicos.