Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


RELATO DE UM CURSO HÍBRIDO SOBRE ESCRITA ACADÊMICA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL

Autores:
Ana Paula Domingos Baladeli (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo:

As práticas de leitura e de escrita acadêmica são atividades interdisciplinares presentes no currículo dos cursos de ensino superior, sendo a produção textual uma das principais formas de avaliação dos estudantes (CURRY e HEWINGS, 2003; LILLIS e SCOTT, 2007; FIAD, 2017). Na universidade, a prática de produção de textos científicos pode ser acompanhada pelo uso de técnicas de redação para a sistematização de ideias e elaboração de sínteses a partir de textos estudados, quais sejam; anotações, sublinhas, fichamentos, paráfrases entre outras (MOTTA-ROTH e HENDGES; 2010; LEKI, 2010). O presente relato contempla as ações de um curso híbrido com foco na escrita de textos acadêmicos, destinado a professores em formação inicial de uma universidade pública no Paraná. Durante 32 horas, foram realizadas 08 (oficinas) sendo 06 presenciais e 02 on-line distância com o uso da ferramenta Google Drive com foco na redação científica e no estudo de características dos gêneros resumo e artigo científico. Os resultados indicaram que os professores em formação inicial compreendem a escrita acadêmica como uma prática ainda relacionada a disciplinas na área de metodologia ou pesquisa em educação. Em linhas gerais, as atividades foram propostas para ampliar a compreensão dos professores acerca da necessidade da prática constante de gêneros da esfera científica, isso porque, tanto como forma de sistematização dos conteúdos estudados como instrumentos avaliativos, os textos produzidos pelos acadêmicos contribuem para a sua formação profissional. Disso disso, concluimos que as oficinas contribuiram para que estratégias de escrita e leitura de textos acadêmicos tornem-se mais presentes na prática de estudo de futuros professores, tanto como prática social, como forma de representação de suas subjetividades.