RELAÇÕES ENTRE NOME E LUGAR: ESTUDO DOS NOMES DAS ESCOLAS
PÚBLICAS DE PORTO NACIONAL EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
DA GEOGRAFIA E DA TOPONÍMIA | Autores: Carla Bastiani (UFT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) |
Resumo: Esta pesquisa visa conhecer a motivação dos nomes das escolas públicas, de Ensino Fundamental e Médio, da cidade de Porto Nacional - Tocantins sob a ótica dos estudos da Toponímia, subárea da Onomástica que se volta ao estudo dos nomes de lugares. O objetivo geral deste estudo é investigar a motivação e a importância histórica e cultural desses nomes para a comunidade em questão, a partir de documentos legais, bem como a influência particular que os fatores históricos, sociais, identitários, regionais e ideológicos estabelecem no processo de nomeação dessas escolas. Como premissa para alcançar esse objetivo, buscou-se estender semanticamente o conceito de lugar em Toponímia, para que, assim, o lugar escola pudesse ser compreendido sob a perspectiva de uma construção socioespacial e de um lugar vivido, mediante a promoção de um diálogo interdisciplinar entre a Toponímia e a Geografia. O corpus da pesquisa foi levantado a partir de uma coleta de dados realizada em fontes oficiais do município (Decretos, Leis de criação, Projeto-Político-Pedagógico das escolas analisadas, Portarias e Resoluções), e consiste em vinte e nove nomes. As motivações dos nomes dessas escolas foram buscadas em fontes documentais e, em seguida, sistematizadas por meio de fichas lexicográficas baseadas no modelo proposto por Dick (2004). Por meio do exame dos dados levantados, a partir de uma análise preponderantemente qualitativa, os resultados permitiram verificar que a maior parte das denominações das escolas portuenses pertence à classe dos axiotopônimos e à classe dos antropotopônimos, seguida da tendência denominativa, em menor número, dos dirrematotopônimos. Os resultados revelam que é possível resgatar parte da história e da cultura local de uma comunidade e também ratificam a afirmação de que os topônimos, além deveículos de difusão ideológica, preservam, devido ao seu caráter de conservação, o fundo de memória da comunidade.
|
|