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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: JOGOS E DINÂMICAS ESTIMULADORAS DE INTELIGÊNCIAS

Autores:
Nadia Silveira (IFAL - Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió) ; Jana Silveira Santos (UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Campus A. C. Simões)

Resumo:

Este estudo tem por objetivo realizar uma pesquisa de campo com professores de anos iniciais da escola pública, dentro da metodologia da pesquisa-ação (Thiolent, 2004), visando investigar como o processo cognitivo de aquisição da leitura/escrita pode acontecer de forma prazerosa e lúdica, através da intervenção/introdução em sala de aula do uso de jogos e dinâmicas estimuladoras de inteligências, uma metodologia ativa, a ser utilizada pelos professores a fim de possibilitar que conhecimentos sejam construídos no universo da criança, conforme Silveira (2014). Desse modo, considera-se que o uso de jogos e dinâmicas, como recurso cognitivo para desenvolver as aprendizagens das crianças, pode aumentar sua rede de relações sociais e a sua zona de desenvolvimento proximal, com base em Vygotsky (1984), permitindo que a aquisição aconteça. Além disso, através desse recurso, é possível, conforme Miranda (1987), amenizar as diferenças, ou então, segundo Gardner (1995), estimular as múltiplas inteligências. Facilitando, desse modo, não só a aquisição dos conhecimentos necessários para a aprendizagem da leitura e da escrita, como de todo e qualquer conhecimento de mundo necessário para a interação e socialização do sujeito, já que, o ser humano está sempre se redimensionando, se aperfeiçoando, decorrente da idade ou de estágios de desenvolvimento (Piaget (apud Bee, 1984).