Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Letramento visual em PLA: uma abordagem semiótica

Autores:
Isis Rodrigues Pordeus (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo:

O trabalho baseado nos gêneros textuais é uma característica forte do ensino de PLE no Brasil. Contudo, nem sempre são exploradas as possibilidades de gêneros variados, para uma leitura que considere aspectos que vão além das estruturas superficiais, ortografia e gramática e que explorem “aspectos multidimensionais dos textos” (DELL’ISOLA, 2009). De forma análoga, consideramos essencial uma abordagem crítica e atenta aos aspectos culturais dos textos orais e escritos, e que procure evidenciar as relações de poder presentes nos usos da linguagem em diferentes situações de produção, como propõem os Novos Estudos do Letramento, Multiletramentos e Letramento Crítico (MATTOS, 2015; STREET, 2014; LANKSHEAR et al, 2000). Considerando esse cenário, propomos uma abordagem semiótica para o gênero “Capa de Revista”, explorando as possibilidades de leitura de texto e imagem, sob uma perspectiva cultural e crítica. A semiótica social (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; HALLIDAY, 1978) para a comunicação visual trabalha com os recursos semióticos e o que se pode dizer e fazer com imagens (JEWITT; OYAMA, 2000). Os recursos semióticos na composição de imagens são ponto de vista, distância, valor informativo, enquadramento, saliência e modalidade (idem). O curso Produção Oral e Escrita em PLA atende estudantes estrangeiros de graduação ou pós-graduação, regularmente matriculados na Universidade Federal de Minas Gerais. No presente trabalho, foi elaborada uma atividade, em ambiente virtual, destinada a introduzir os alunos à abordagem semiótica para leitura e intepretação dos elementos visuais e verbais em capas de revistas. Buscamos introduzir os alunos em novas formas de leitura e alcançar um nível mais crítico em sua aprendizagem. Os resultados evidenciam que os aprendizes foram capazes de interpretar os materiais de forma ampla e profunda e, também, que a leitura semiótica foi novidade para muitos. De modo geral, os alunos consideraram essa introdução muito importante para seu desenvolvimento.