POLÍTICAS CURRICULARES E PROFISSIONALIZAÇÃO: IMPACTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM PERNAMBUCO | Autores: Noadia Iris da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Jailze de Oliveira Santos (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) |
Resumo: Trata-se de um estudo preliminar cujo objeto é a profissionalização docente nas políticas curriculares especificamente os Parâmetros Curriculares Nacionais, os Parâmetros Curriculares do estado de Pernambuco e a Base Nacional Comum Curricular, que vêm pautando o campo da formação inicial de professores no Brasil, enfocando os sentidos que os saberes da prática vêm tendo entre os saberes curriculares das licenciaturas. Tem-se como referencial teórico e metodológico estudos do campo das políticas educacionais e do currículo de inspiração pós-estruturalista. Objetivamos discutir o impacto das mudanças em currículos de licenciatura através de estudos de casos. Discutem-se aspectos da legislação curricular e dos saberes da formação profissional através de depoimentos de formandos que avaliam suas experiências com os currículos reformados e os componentes da prática e do estágio. Conclui-se que as políticas não conseguem alterar substancialmente aspectos da organização e da cultura das instituições e que a recontextualização da reforma vem significando a desintelectualização da formação docente. As prováveis contribuições desse estudo para a área de atuação dizem respeito à reflexão sobre os impactos das reformas curriculares na forrmação inicial do professor de língua, nesse sentido, destacamos sua relevância no contexto atual em que a atual reforma tem chegado aos veículos midiáticos nem sempre com justificattivas plausíveis.
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