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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Práticas do letramento acadêmico e do profissional: análise das Diretrizes Curriculares e de ementas de língua portuguesa

Autores:
Karine Viana Amorim (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande)

Resumo:

O projeto de pesquisa e extensão “A produção de textos de gêneros acadêmicos escritos”, com ações desenvolvidas para os alunos dos mais variados cursos numa universidade pública da Paraíba, está teoricamente situado na perspectiva do letramento acadêmico (FISCHER e DIONÍSIO, 2011; LEA e STREET, 2007), e tem como objetivo estudar e produzir gêneros acadêmicos escritos resumos, resenhas e artigos científicos, entre outros. Dentre as atividades previstas no projeto, foi realizado um mapeamento das orientações para o ensino/uso de língua portuguesa no documento “Diretrizes Curriculares” do MEC, com o objetivo de reconhecer como esse documento orienta o ensino da escrita nos cursos de graduação da UFCG, Campus Campina Grande. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma parte desse mapeamento, referente a um curso na área de humanas (Ciências Econômicas) e três cursos da área de exatas (Meteorologia, Engenharia Agrícola e Estatística). Como metodologia, foram coletadas as diretrizes sobre competências, habilidade e conteúdos, e confrontas com as ementas das disciplinas de língua portuguesa para observar se o ensino de língua portuguesa está de acordo com as diretrizes ou se há alguma divergência. Nas conclusões parciais, observamos que, de maneira geral, há uma indicação para o desenvolvimento da capacidade de comunicação oral, escrita e gráfica, sem o estabelecimento de quais práticas letradas devem ser ensinadas/utilizadas. Já nas ementas, há uma indicação de leitura e escrita de textos acadêmicos. Nas diretrizes para o curso de Meteorologia, entretanto, observamos uma competência relacionada à produção e à divulgação de informações meteorológicas nos meios de comunicação, apontando para práticas do letramento profissional. De modo semelhante, no curso de Engenharia Agrícola, uma competência indica que o profissional deve realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e pareceres técnicos, também indicando para práticas do letramento profissional.