Poster
| Um estudo sobre as novas perspectivas do ensino de português para imigrantes: língua de acolhimento, língua de integração e língua estrangeira | Autores: Wender Queiróz Nunes (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) |
Resumo: Este trabalho visar apresentar resultados parciais de um projeto de pesquisa do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, “O português como língua de acolhimento no Brasil para imigrantes: mapeamento e análise dos cursos a partir de 2010”. As reflexões apresentadas, neste resumo, referem-se, especificamente, a uma primeira fase do trabalho que é apresentar e discutir os conceitos de língua de acolhimento, língua de integração e língua estrangeira, conceitos ainda novos no Brasil. Para tanto, serão mobilizados alguns conceitos da Linguística Aplicada, a partir da perspectiva de Moita Lopes (2006, 2013), no que se refere ao uso e ensino da língua, fora dos ambientes escolares, mas em contextos de uso dessa linguagem, na ‘’práxis humana’’, tendo em vista que o ensino da língua que é oferecido para esses migrantes difere daqueles que é dado para os falantes da LP como língua materna. Sabemos que o Brasil está inserido em um contexto migratório, e que novas técnicas e didáticas precisam ser adotadas para que a demanda de inserção sociocultural desses migrantes seja toda atendida, por isso, nosso trabalho será desenvolvido em torno da busca e investigação sobre quais as técnicas e as abordagens que esses cursos de LP estão utilizando, quais as concepções de ensino/aprendizagem da língua, bem como os materiais didáticos que estão sendo utilizados e a partir disso, constatar se houve realmente mudanças, ou se se trata de velhas práticas com novas roupagens.
|
|