APAGAMENTO DO /r/ EM FINAL DE PALAVRAS: O QUE DIZEM OS TEXTOS ESCOLARES | Autores: Josenildo Barbosa Freire (SEEC - Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte) |
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar e descrever como ocorre o processo de variação linguística do apagamento do segmento /r/ em final de palavras, como nas ocorrências: canta[r] ~ canta[Ø], em textos produzidos por alunos de uma escola da rede municipal de ensino, do interior do Rio Grande do Norte. Para a realização dessa pesquisa, seguem-se os pressupostos da Teoria da Variação Linguística de cunho laboviana (LABOV, 1963; 1966, 2008 [1972], a qual evidencia que os usos linguísticos estão condicionados por restrições de ordem linguísticas (internas) e sociais (externas). O corpus analisado é constituído por uma amostra de oitenta e três gêneros textuais, produzidos por alunos do ensino fundamento 7º ao 9º Ano, e pertencentes à sequência textual diferente. Esse corpus está estratificado socialmente por sexo, nível de escolaridade, faixa etária e variáveis linguísticas. E para tratamento estatístico, após a extração das ocorrências e codificação, foi utilizado o pacote de Programa do Goldvarb X (SANKOFF, TAGLIAMONTE & SMITH, 2005). Os resultados obtidos demonstraram que o uso linguístico do fenômeno variável em análise está vinculado às pressões internas e externas. Nesta pesquisa, essa realidade sociolinguística é verificável pela escolha feita pelo Goldvarb X das variáveis: classe de palavra, nível de escolaridade dos informantes e tipologia textual, confirmando, assim, nossa hipótese central: o apagamento do /r/ em final de vocábulos está condicionado por fatores linguísticos e sociais. Sendo assim, também, chamam a atenção para que as práticas pedagógicas de produção textual e o ensino de Língua Portuguesa sejam sensíveis à diversidade sociodialetal dos escreventes, sobretudo porque sendo o uso linguístico variável e demonstrado por diferentes contextos linguísticos e sociolinguísticos, é necessário que as escolas desenvolvam atividades pedagógicas que possibilitem a aquisição e reflexão de diferentes usos da língua.
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