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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Esquematização e configuração funcional na argumentação multimodal epistêmica: uma análise de vídeos de youtubers

Autores:
Gabriel Isola Lanzoni (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo:

Este trabalho visa a discutir a construção da argumentação multimodal em vídeos de youtubers, voltando-se, sobretudo, às dimensões da esquematização e da configuração funcional da argumentação (GONÇALVES-SEGUNDO, 2018). Busca-se compreender tanto os papéis exercidos pela modalidade pictórica no arranjo de movimentos argumentativos, quanto suas implicações e efeitos em termos da ativação de tipos de argumento. Para isso, parte-se tanto do modelo Toulmin (TOULMIN, 2006[1958]; TOULMIN; REIKE; JANIK, 1984[1978]) e de sua literatura crítica (SLOB, 2006; VERHEIJ, 2006; GRÁCIO, 2010; FREEMAN, 2011; LANGSDORF, 2011; GONÇALVES-SEGUNDO, 2016), por permitir a desconstrução dos argumentos epistêmicos em termos de Dados, Alegações, Garantias, Bases e Refutações, quanto dos estudos da Pragmadialética (van EEMEREN; HOUTLOSSER; SNOECK-HENKEMANS, 2007), que organiza os esquemas argumentativos em três grandes grupos: os sintomáticos, os causais e os analógicos. O corpus de análise consiste em dois vídeos publicados no Canal Nostalgia, de autoria do youtuber Felipe Castanhari – um influenciador digital de grande alcance, em cujo canal estão inscritos cerca de 11 milhões de usuários da plataforma –, denominados: “Nostalgia Ciência - A TERRA É PLANA? Com Leon e Nilce”, publicado no dia 08 de novembro de 2017, e “Você está em uma BOLHA SOCIAL? Descubra!”, publicado no dia 03 de março de 2017. As análises permitiram depreender diferentes padrões de interação entre enunciados linguísticos e pictóricos no que tange ao preenchimento de funções do layout de Toulmin, bem como a instanciação de modos distintos de esquematização, o que aponta para a necessidade de se aprofundarem as pesquisas sobre argumentação multimodal.


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CAPES