Conto maravilhoso e formação do leitor | Autores: Marina Cristiane Archangelo (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) |
Resumo: Sabe-se que os adolescentes, em grande maioria, têm se esquivado de leituras literárias, já que estas, exigem uma dedicação maior para compreensão da obra. Diante disso, a partir de três contos de Marina Colasanti, foi aplicada uma sequência didática (Dolz e Schneuwly, 2011), com o objetivo de motivar nos alunos o interesse pela leitura literária. O enredo inventivo e lúdico de “Hora de Comer”, “De nome Filhote” e “E eram tão pequenas”, além de despertar o interesse dos jovens, permite, também, estabelecer um paralelo entre os fatos reais e os fatos ficcionais presentes exclusivamente no universo literário. As leituras são feitas em três partes, dedicando a cada um dos contos momentos de reflexão e discussão. Em uma segunda etapa, ocorre a produção textual pelos alunos, retomando as características do gênero estudado. Espera-se que o aluno consiga apresentar em seus textos marcas de subjetividade e autoria, além da coerência e da coesão essenciais para um bom texto. O contexto da aplicação é uma sala de Sexto Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, da Escola Estadual José Amaro Rodrigues, em Artur Nogueira, São Paulo. A fundamentação teórica apóia-se em Josette Jolibert (1994) e Candido (1995), no que se refere ao direito à literatura de todo cidadão.
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