O trabalho em tela compõe as investigações relacionadas ao projeto de pesquisa Discursos e práticas do professor de português em formação: um diálogo entre escola e universidade, tendo por objetivo apresentar uma experiência formativa realizada com acadêmicos do curso de Letras de uma universidade pública brasileira, integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Língua Portuguesa.
Visando ao desenvolvimento do objetivo, a referida pesquisa pretende colocar sob análise os discursos de professores em formação, gerados a partir de um modelo didático em conformidade com um meio de pesquisa-ação e com finalidades intervencionistas. O modelo didático é composto por três dimensões: a) atividades de iniciação ao agir – oficinas de leitura e produção de texto para ampliação das práticas de letramento e formação do professor crítico-reflexivo; b) atividades de constituição do agir – planejamento, discussão e execução de aulas; c) atividades de reflexão sobre o agir – entrevistas de autoconfrontação cruzada e escrita de relatos de experiência. O quadro teórico se norteia por uma concepção discursiva e interacional de linguagem, valendo-se da Filosofia da Linguagem (BAKHTIN, 2003, 2009), do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008, 2009) e da Análise do discurso (PÊCHEUX, 1988; Foucault, 1969, 1970). Os resultados apontam para a sinalização de motivos, intenções, impedimentos e modificações do agir, à luz de narrativas que constroem um professor de português que valoriza estratégias de interação em consonância com as de didatização. Nesse sentido, os resultados abrem espaço para a constituição de um lugar de fala para o professor em formação, o qual, ao romper com o discurso disciplinador, procura uma simetria na relação professor-aluno, identificando-se como um professor mediador de práticas de leitura e escrita