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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Uma problema complicado: práticas e atividades para o ensino do gênero gramatical em português com língua estrangeira

Autores:
Cristiane Soares (TUFTS - Tufts University)

Resumo:

Os aprendizes adultos de uma língua estrangeira (LE) como o português, que exige a concordância de gênero entre determinantes, substantivos e adjetivos, podem demonstrar dificuldades na aquisição desse item morfológico (Hopp, 2012). Alguns pesquisadores sugerem que falantes de uma língua nativa (L1) que apresenta a marcação de gênero parecem produzir a morfologia adequada mais frequentemente na LE, enquanto aprendizes de uma L1 que não apresenta esse tipo de marcação de gênero, como o inglês, parecem ter maiores dificuldades (Sabourin, Stowe, & de Haan, 2006). Estudos realizados por Silva, Soares, & Gontijo (2015, 2016) investigaram a produção do gênero gramatical em português por três grupos de falantes de português como língua de herança (PLH), falantes de espanhol e falantes monolíngues de inglês. Os resultados apontaram que a maior dificuldade apresenta-se nos casos de concordância com substantivos não-canônicos, especialmente no feminino (por exemplo, “um flor”). Embora se previsse que os aprendizes de PLH e os falantes de espanhol produzissem a morfologia apropriada mais frequentemente do que os falantes monolíngues de inglês, nem todos os tipos de atividade (controlada X semi-espontânea; oral x escrita) confirmaram esse resultado. Consequentemente, as autoras apontaram a necessidade de se dedicar atenção ao ensino- aprendizagem do gênero gramatical em português, independentemente do background linguístico dos aprendizes. Partindo dos resultados encontrados nas pesquisas mencionadas, esta apresentação sugere práticas pedagógicas para aquisição do gênero gramatical em português. A sequência de atividades aqui propostas sugere que se parta da análise de textos autênticos ou da produção dos próprios aprendizes. Sugere-se ainda uma sequência gradual e contínua do ensino do gênero gramatical que esteja alinhada com os vários tópicos e temas desenvolvidos nos cursos, partindo-se das estruturas que oferecem menos dificuldades (substantivos canônicos) até se chegar às consideradas mais desafiadoras para os aprendizes (substantivos não-canônicos).