Consignas orais: instrumentos mediadores das práticas docentes | Autores: Elvira Lopes Nascimento (UEL - Universidade Estadual de Londrina) |
Resumo: Com a intenção de participar das discussões sobre dispositivos didáticos para letramentos, por um viés que possa contribuir para o agir docente em sala de aula e para a formação de professores, analisamos consignas orais de atividades propostas por um professor da educação básica de uma escola pública brasileira, observadas em aulas de língua portuguesa (LP) para o ensino de um gênero textual. Entendidas como eixo de ação didática, as consignas podem funcionar como ferramentas eficazes para o ensino/aprendizagem de língua materna, pois viabilizam o agir do professor, integrando gestos didáticos imprescindíveis para a apropriação dos objetos de ensino pelo aluno. A fim de identificar os tipos de consignas utilizados, o processo cognitivo que desencadeiam e as capacidades de linguagens mobilizadas pelos alunos na realização dessas atividades, os aportes teórico-metodológicos que deram suporte à análise são os pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo/ISD (BRONCKART, 2003, 2006) e os estudos da Didática das Línguas/DL (DOLZ; 2016; AEBY-DAGHÉ; DOLZ, 2008; RIESTRA, 2008), articulados à perspectiva de mediação e desenvolvimento humano do Interacionismo Social de Vygotsky (1991, 2001). Os resultados demonstraram que parte das consignas orais elaboradas pelo professor não promoveu a autonomia do aluno ou o seu desenvolvimento, principalmente aquelas ligadas a metodologias convencionais/tradicionais que privilegiam a transmissão de conteúdos pelo docente.
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