O conto na sala de aula | Autores: Ernani Terra (GESUSP - Grupo de Estudos Semióticos da Universidade de São Paulo) |
Resumo: Pretende-se responder à pergunta: Como a semiótica pode ser usada em situações de ensino para favorecer o desenvolvimento da competência leitora de estudantes de Ensino Fundamental e Médio? O objetivo é fornecer subsídios teóricos e metodológicos para a leitura de textos de quaisquer gêneros, uma vez que se pressupõe que a narratividade é constitutiva de todos os textos. Tomou-se por hipótese que os procedimentos mobilizados para a construção de sentido na leitura de contos podem ser transpostos para a leitura de outros gêneros textuais, ficcionais ou não, e não apenas daqueles que, na escola, são tradicionalmente denominados “narrativos”. A principal justificativa que norteia a pesquisa é que a baixa proficiência de estudantes em leitura não decorre apenas de razões de ordem subjetiva, como o desinteresse, mas principalmente do fato de não serem apresentados os instrumentos teóricos e metodológicos que permitem construir sentido para os textos. A fundamentação teórica recaiu na semiótica discursiva e subsidiariamente nos estudos sobre a enunciação. A opção por esse arcabouço teórico-metodológico deveu-se a quatro razões fundamentais: a) o ensino de língua e literatura deve se centrar no texto, e a semiótica tem por objeto o texto; b) o pouco conhecimento que professores de Ensino Fundamental e Médio têm dessa teoria; c) a pouca existência de materiais didáticos que permitam aos professores se valerem das contribuições da semiótica para a análise de textos; d) a semiótica possibilita a estudantes e professores irem além do que o texto diz, pois permite explicar como ele faz para dizer o que diz. A metodologia empregada consistiu na aplicação de conceitos estudados pela semiótica discursiva na análise de textos. Os resultados obtidos demonstram que a transposição didática dos conceitos teóricos na análise de textos possibilita a estudantes e professores um “modelo” eficaz para análise e interpretação de textos diversos.
|
|