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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LINGUAGEM, SOCIEDADE E ENSINO DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM

Autores:
Paula Elisie Madoglio Izidoro (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná)

Resumo:

O trabalho aqui apresentado são movimentos da pesquisa de mestrado de uma das autoras proponentes, que tem como proposta o ensino da Língua Portuguesa pelo eixo de trabalho de gêneros textuais, objetivado no gênero redação do ENEM (PRADO; MORATO, 2016), com alunos de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Andirá/PR. Isso com vistas à capacitação desses estudantes para a produção textual no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Dividido previamente em dois momentos, o primeiro já realizado, e o segundo em execução, o estudo em sua fase inicial constituiu-se em uma pesquisa de cunho descritivo e qualitativo, tendo a Análise de Conteúdo calcada em Bardin (2009) para dar o aporte teórico, o que permitiu ir a campo e identificar se havia faltas no reservatório de conhecimento dos alunos no que diz respeito à produção textual e também ao ENEM enquanto um evento social. Por meio dos resultados das entrevistas realizadas nessa fase de levantamento de dados, foi possível observar, primordialmente, dois pontos: a) que os discentes não tinham conhecimento da proporção do exame e sua funcionalidade, a ponto de compará-lo às avaliações escolares; b) eles se qualificavam como inaptos a realizarem uma produção textual. A partir dos dados advindos desse momento, a segunda fase, de intervenção, tem sido desenvolvida, procurando minimizar as falhas ali encontradas e tomando como medida a elaboração de um curso de extensão preparatório para o exame como produto educacional. Essa fase da pesquisa tem sido fortemente referenciada por Bakhtin (2003) e seu círculo. Do mesmo modo, na fase de intervenção, trabalha-se o Plano de Trabalho Docente de Gasparin (2002) para complementar os processos metodológicos. Nessa associação, procura-se compreender questões de linguagem e pensar o texto como evento sócio-interacional.