DE QUE MANEIRA PADRÕES DE BELEZA AFETAM NOSSAS VIDAS?: A ELABORAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | Autores: Gabriela da Silva Bulla (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Janaína Vianna da Conceição (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Caroline Scheuer Neves (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre a elaboração de livros didáticos para ensino de Português como Língua Adicional (PLA) orientados por projetos de aprendizagem. Considerando que o Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), contexto desta pesquisa, é um programa de extensão que, além de contribuir para a difusão e o aprimoramento do ensino de PLA e da pesquisa na área, promove a formação inicial e continuada de 15 a 30 professores-bolsistas semestralmente, tem-se buscado mais recursos para a formação dos professores. Entendemos que livros didáticos coerentes com os pressupostos teórico-pedagógicos do Programa - ensino por tarefas de uso da linguagem (Clark, 2000; Reddy, 2000), gêneros do discurso (Bakhtin, 2003) e projetos de aprendizagem (Barbosa, 2004; Fried-Booth, 1986; Haines, 1992; Hernández e Ventura, 1998; Hernández, 1998; Nogueira, 2005) - podem contribuir para a formação de professores do PPE. Apresentamos e discutimos um dos livros elaborados para o curso Básico II do Programa, que consiste em seis unidades didáticas criadas para a implementação do projeto Padrões de Beleza. Dessa forma, descrevemos a sua arquitetura geral e refletimos sobre as problematizações sugeridas, os gêneros do discurso escolhidos para compreensão e produção, as funções comunicativas implicadas, bem como os recursos linguísticos enfocados. Dentre os resultados, destacamos os desafios do trabalho com temas polêmicos e problematizações em níveis básicos de PLA; a indispensabilidade de produção de material complementar para formação do professor que deseja usar o livro didático; a necessidade de produção de um material didático flexível, de modo que o professor possa selecionar as unidades e tarefas relevantes para os alunos, construindo, assim, seus próprios caminhos investigativos no projeto.
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