LETRAMENTOS MÚLTIPLOS E CULTURA : UMA REFLEXÃO PARA O APRENDIZADO | Autores: Marta Divina Pereira da Silva (UNB - UNIVERSIDADE DE BRASILIA) |
Resumo:
A proposta desta pesquisa é tecer uma reflexão em torno do letramento como prática social (STREET) sob a perspectiva dos festejos tradicionais de uma comunidade campesina. Tendo em vista que a produção cultural influencia diretamente no processo de ensino e aprendizagem, buscou-se observar através de atividade orientada com alunos do 9º ano do ensino fundamental II como o letramento cultural da comunidade está imbricado no contexto de aprendizado. A partir da realização de observação participante( GIL), da produção de um filme documentário sobre o festejo do Bom jesus na comunidade de Riachinho, zona rural da cidade de Barreiras – BA. Os alunos do nono ano entrevistaram pessoas da comunidade, além de representantes da Igreja católica, a fim de compreender como esse evento mobiliza os envolvidos e possibilita uma interação entre escola e população. Isso através do entendimento do letramento cultural ( ROJO) como elemento de extrema importância para o ensino e a aprendizagem. A construção do filme possibilitou reafirmar a teoria levantada acerca dos letramentos múltiplos ( KLEIMAN) que permeiam o entorno da comunidade escolar e que fazem parte do que é desenvolvido em sala de aula. Os alunos participaram ativamente da proposta demonstrando interesse e pertencimento ao contexto de realização da pesquisa.
|
|