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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


SLAM - A POESIA ESTÁ VIVA E NO MEIO DE NÓS: PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO POR MEIO DAS BATALHAS DE POESIAS

Autores:
Patrícia Rodrigues (EECP - Escola Estadual Cândido Portinari)

Resumo:

Este trabalho tem como foco incentivar a escrita, a leitura e o protagonismo juvenil promovendo o letramento literário por meio das poesias dos principais slammers de São Paulo. A ação de recitar poesia faz parte da história da humanidade. Na contemporaneidade, os slams são espaços nos quais essa atividade é revigorada tanto pela forma de competição quanto pela construção poética, uma vez que a criação dos poemas acontece na conexão de linguagem verbal e corporal. Nessas batalhas de poesia falada, o corpo, a palavra e a voz são elementos formadores dos textos, que se concretizam em atos performáticos. A importância desses elementos na composição dos poemas intensifica-se principalmente porque as poesias apresentadas são providas de um expressivo teor político, que envolve especificidades de temas como homofobia, machismo e racismo. A metafórica ocupação e a interferência nesses espaços concedem às batalhas de poesia um ato de resistência contra opressões e preconceitos. Essas competições de poesias são marcadas por uma produção literária poética que se configura através do corpo como elemento estético e semiótico. Por meio da experiência de uma escrita autoral, é possível afirmar que os alunos terão a chance de expressar, no ambiente escolar, as suas ideologias e visões de mundo, produzidas a partir do que refletem dos diferentes discursos que os cercam e sob os quais estão expostos enquanto sujeitos sociais. Os textos escolhidos neste trabalho para comporem a sequência expandida fazem parte dos livros Slam da Guilhermina – Três Ponto Zero, Slam da Guilhermina – Quatro Ponto Zero e do Programa Manos e Minas – TV Cultura.. O trabalho foi desenvolvido com alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Cândido Portinari – Tapurah/MT.