Poster
| Protagonismo na EJA:o desafio de ter a História nas mãos | Autores: Veronica da Cunha Andrade Santos (PMQ - Prefeitura Municipal de Queimados ) |
Resumo: O presente trabalho pretende detalhar o processo de construção do arquivo de memória composto por variados elementos: entrevistas, fotos, materiais didáticos relacionados aos trabalhos de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvidos em 3 unidades escolares localizadas no município de Queimados ,na Baixada Fluminense (RJ). O objetivo principal é colocar em foco a trajetória desse segmento, ampliar a discussão acerca das temáticas a ele relacionado. De alguma forma estabelecer a estruturação de um instrumento que preserve e divulgue a memória dos trabalhos articulados na área de Educação de Jovens e Adultos. O grupo focal do estudo serão os docentes de Língua Portuguesa que trabalham ou trabalhavam com Educação de Jovens e Adultos em vários contextos escolares. Utilizaremos a história de vida desses sujeitos para conhecermos, debatermos o quadro de formação humana deles . É um movimento de memória ou a construção de materiais que preservem a trajetória dos processos de ensino dentro da Educação de Jovens e Adultos durante determinado período histórico. Deseja-se trazer as experiências, as histórias, os elementos que constituíram a HISTÓRIA desse segmento nesta cidade, destacando como a língua tem se mostrado ,ou não ,a serviço de um protagonismo deste público tão marginalizado e destituído de direitos .
Agência de fomento: Prefeitura Municipal de Queimados |