Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A potencialidade do galego de esclarecer a origem do português popular brasileiro: o caso da morfologia verbal e pronominal.

Autores:
Paul Oneill (TUOS - University of Sheffield )

Resumo:

Existem dois tipos de explicações sobre a origem do português brasileiro popular. Uma é que surgiu através de um complexo processo de creolização devido ao contato do português com um alto número de escravos africanos e povos indígenas que falavam outras línguas. A outra vê o Português brasileiro como uma continuação da língua de Portugal e no Brasil houve uma espécie de aceleração ou desenvolvimento de certas características já inerentes na fala dos colonizadores. Nesta palestra analiso a redução de flexões na morfologia verbal e pronominal do português popular brasileiro e o preconceito linguístico em relação a estas reduções. Em seguida, comparo a morfologia verbal de estes variedades do português com a morfologia verbal do galego, do português do norte de Portugal e do português padrão ‘falado’ tanto em sua vertente brasileira quanto em sua vertente europeia.

 

Em comparação com as formas galegas, todas as formas portuguesas apresentam reduções flexionais e simplificações. Eu argumento que isso é inteiramente previsível, dado os efeitos do mistura de dialetos em (a) na denominada reconquista da Península Ibéria e (b) a colonização do Brasil pelos portugueses. Eu argumento que a influencia da mistura de dialetos do português não recebeu a devida atenção nas discussões sobre a formação do português brasileiro popular, já que a ênfase tem sido no contato com outras línguas. Concluo com uma discussão sobre as diferenças entre a mistura de dialetos e o contato com outras línguas e com uma análise do crioulo e do português falado na ilha de São Tomé.