Letramento literário e inclusão social | Autores: Tania Maria Nunes de Lima Camara (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) |
Resumo: Na Educação Básica, tornar o aluno um cidadão socialmente letrado constitui
um dos objetivos do ensino da leitura e escrita em língua portuguesa, ao lado do qual se
coloca, por exemplo, a formação de um leitor crítico e reflexivo. Com relação a esse
aspecto, um dos mais importantes desafios que professor enfrenta relaciona-se ao
letramento literário, pelas próprias características que os gêneros textuais desse domínio
discursivo apresentam. Não se pode deixar de considerar ser dever da escola dar ao
aluno a oportunidade de acesso aos diferentes bens culturais disponíveis no mundo,
principalmente pelo fato de que, para alguns, essa será o único espaço em que a
oportunidade de tal aproximação se dará, promovendo-lhes, entre outros benefícios, a
inclusão social. Esta comunicação tem por objetivo buscar uma estratégia metodológica
visando não só à aproximação do aluno da Educação Básica do texto literário como também seu envolvimento. Ao lado da apresentação tradicional - texto impresso, exclusiva ou predominantemente verbal-, entendemos que as histórias em quadrinhos constituem um
recurso capaz de oportunizar a consecução desses propósitos, dada a menor extensão da narrativa , bem como a presença do código não verbal. Em um universo significativo de alunos que não vê a leitura como uma atividade prazerosa, cabe ao professor, no papel de mediador do processo, fazer uso de uma metodologia capaz de modificar positivamente o quadro negativo que ainda hoje se observa na escola , chegando ao resultado do ler por gosto.
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