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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


COGNIÇÃO, PONTO DE VISTA E USO: AS CONDICIONAIS CONCESSIVAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores:
Lilian Vieira Ferrari (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)

Resumo:

Esta pesquisa adota o referencial teórico da Linguística Cognitiva, com o objetivo de  investigar construções condicionais [Se P, Q], em que se verifica uma relação concessiva entre a oração subordinada P e a oração principal Q.  A análise será baseada na Teoria dos Espaços Mentais (Fauconnier, 1994, 1997; Dancygier e Sweetser, 2005)  e da Gramática de Construções Baseada no Uso (Goldberg 2006; Bybee 2010, 2015). A pesquisa enfoca dados retirados do Corpus NILC/São Carlos, que integra a plataforma Linguateca (http://www.linguateca.pt). O corpus NILC (Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional) da Universidade de São Paulo em São Carlos contém textos brasileiros do registo jornalístico, entre outros. Os objetivos da pesquisa são identificar e descrever as condicionais concessivas, contrastando-as com construções concessivas canônicas.A análise evidenciou que a principal distinção pragmática entre as construções está relacionada à Postura Epistêmica,  que reflete a associação mental do falante em relação a um determinado evento (Fillmore, 1990). Os resultados apontam que enquanto as condicionais concessivas apresentam Postura Epistêmica Neutra, as construções concessivas canônicas refletem Postura Epistêmica Positiva. Essas características, por sua vez, estão associadas a diferentes estratégias de sinalização de ponto de vista no texto jornalístico.

 

REFERÊNCIAS

BYBEE, J. Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

BYBEE, J. Language change. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

DANCYGIER, B.; SWEETSER, E. Mental spaces in grammar; conditional constructions. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

FAUCONNIER, G. Mental spaces. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

FAUCONNIER, G. Mappings in thought and language. Cambridge: Cambridge University Press. 1997.

FILLMORE, C. Epistemic stance and grammatical form in English conditional sentences. Chicago Linguistic Society 26,137-62, 1990.

GOLDBERG, A. Constructions at work. Chicago: The University of Chicago Press, 2006.

 

 

 

 

 

 

 

 


Agência de fomento:
CNPq