Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Da legitimidade do "Livro de Inventários da Catedral de Mariana" como fonte para um estudo da terminologia eclesiástica de tempos passados do português

Autores:
Marcus Vinícius Pereira das Dores (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - Universidade de São Paulo)

Resumo:

As ciências do léxico e a filologia são duas áreas de grande interface. Isso porque, ao propor a leitura e edição de um texto manuscrito, o léxico é o primeiro nível linguístico com o qual o editor tem contato. Prova disso é que editar um texto que apresente termos de uma esfera social específica pode ser uma árdua tarefa.

Nesta comunicação, apresentaremos alguns resultados da nossa pesquisa de mestrado – defendida no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. Por meio de um viés diacrônico, voltamos nossos olhares para o Livro de Inventários da Catedral de Mariana, valioso manuscrito (até então inédito) – parte do acervo documental do Arquivo Eclesiástico Dom Oscar de Oliveira. O referido manuscrito, sendo composto por diversos registros dos levantamentos feitos, em diferentes épocas, do patrimônio material – ornamentos, vestes, pratarias, livros etc. – da igreja catedral da (Arqui)diocese de Mariana, traz um testemunho da memória religiosa, social e cultural do primeiro bispado mineiro.

Após proceder com a edição do texto, elaboramos um glossário dos termos eclesiásticos encontrados. Por se tratar de um documento de uma esfera específica, muitos foram os termos levantados e catalogados no nosso glossário. Esse glossário, por sua vez, auxiliará, em alguma medida, outros editores de textos antigos ao se depararem com alguns termos eclesiásticos desconhecidos.


Agência de fomento:
CNPq