Como discutir preconceito e intolerância na escola: uma proposta de coleção de livros paradidáticos sob o viés da teoria semiótica | Autores: Luciano Magnoni Tocaia () |
Resumo: Esta comunicação tem por objetivo apresentar uma proposta de coleção de livros paradidáticos intitulada Como discutir preconceito e intolerância na escola. Para atingir o objetivo principal, baseamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos propostos pela semiótica discursiva de linha francesa (Greimas &Courtés, 2009) e seus possíveis desdobramentos no Brasil (Barros, 2008; Fiorin, 2012), nos estudos sobre preconceito e intolerância nos discursos (Barros, 2011; Lara, 2016; Tocaia, 2017, 2018), e nas teorias do discurso (Bakhtin, 2006), semiotizando-as. Segundo Barros (2011), a semiótica discursiva de linha francesa tem se mostrado um quadro teórico bastante proveitoso para o exame dos discursos intolerantes dos mais variados tipos: racista, fascista, separatista, homofóbico, sexista, entre outros. Os discursos intolerantes estão presentes praticamente em todas as esferas de ação social e, dada a grande variedade de composição e de estilo, podemos classificá-los apenas tematicamente, isto é, pela organização do plano do conteúdo. Há, portanto, discursos intolerantes no âmbito da política, da religião, da família, etc. materializados em gêneros diversos, como por exemplo: notícias, sermões, discursos de campanhas políticas, bate-papo, comentários de leitores em jornais e sítios eletrônicos, entre outros. Dessa forma, apresentaremos de início, nesta comunicação, os conceitos teóricos da semiótica discursiva que dizem respeito ao exame dos discursos preconceituosos e intolerantes, tais quais: a organização narrativa desses discursos; a projeção da enunciação nesses enunciados; os procedimentos de tematização e figurativização utilizados como estratégias persuasivas na construção desse discurso e o quadro de valores em que esse discurso se insere; a construção discursiva do ator da enunciação preconceituoso e intolerante (éthos). Em seguida, faremos uma explicação sobre os princípios metodológicos que nortearam a estruturação da coleção apresentada. Por fim, apresentaremos, de forma comentada, alguns exemplos de exercícios que compuseram a coleção paradidática preparada e os resultados que buscaremos atingir com a implementação da coleção em questão.
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