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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


PRECISA ESCREVER QUANTOS PARÁGRAFOS? UMA ANÁLISE DE RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA UNIVERSIDADE

Autores:
Erica Reviglio Iliovitz (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo:

O principal objetivo deste trabalho é relacionar a quantidade de parágrafos redigidos pelos estudantes na produção escrita de um determinado gênero textual (o relato autobiográfico) com a organização e o planejamento textual como um todo. A fundamentação teórica envolveu a concepção de texto conforme Goldstein, Louzada e Ivamoto (2009), a proposta de produção dialógica do texto escrito (Sautchuk, 2003), o conceito de gênero textual (Marcuschi, 2010), a definição de sequência narrativa (Cavalcante, 2011), de tópico discursivo (Koch e Elias, 2010) e de parágrafo (Serafini, 2000). A metodologia para obtenção dos dados consistiu em solicitar aos estudantes universitários ingressantes a elaboração de um relato autobiográfico a respeito da experiência deles com a leitura e a escrita a partir de um roteiro composto por 5 (cinco) questões. O corpus foi constituído por 111 (cento e onze) relatos autobiográficos elaborados entre os anos de 2011 e 2015 por estudantes de 9 (nove) cursos de graduação da UFRN (Artes Visuais, Ciências Sociais, Publicidade, Jornalismo, Filosofia, Física, Matemática, Música e Pedagogia). A análise indicou que a maioria dos estudantes optou por redigir relatos autobiográficos de 3 (três) parágrafos. Essa preferência parece remeter a um conceito cristalizado de que todo texto deve ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão, materializados em um parágrafo cada. A partir dessa análise, podem ser propostas novas possibilidades de ensino da organização das ideias em parágrafos considerando características específicas de determinados gêneros textuais e sequências textuais.