AMBIENTES DE AFINIDADE: COMO OS JOVENS ENXERGAM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM | Autores: Josiane Brunetti Cani (IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo) ; Isabel Cristina Gomes Basoni (IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo) |
Resumo: Um elemento comum às formas de comunicação, relacionamento, aprendizagem e de inúmeros outros aspectos de funcionamento da sociedade contemporânea são as tecnologias digitais. Nesse cenário, nosso objetivo é identificar como nossos alunos enxergam a possibilidade da aplicação, no contexto da sala de aula, das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), utilizadas por eles socialmente, para o ensino de língua portuguesa. Baseadas em estudos de Coscarelli (2011, 2017), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Coll, Mauri e Onrubia (2010), Lankshear e Knobel (2003), Lemke (2010) e outros teóricos que discutem a importância do letramento digital e os novos espaços de escrita, a partir da cultura digital, trouxemos o olhar de jovens sobre possibilidades de trabalho em sala de aula com as TIDC. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, pois apresenta como característica a colaboração e a negociação entre especialistas e demais participantes da pesquisa, alunos do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Colatina. Com este estudo, observamos que os alunos, ao assumirem papel ativo na produção do conhecimento, por meio das tecnologias digitais, têm muito a contribuir para um processo de ensino-aprendizagem interativo e significativo, uma vez que fazem uso dessas tecnologias, no contexto educacional, de maneira menos escolarizada, apresentando propostas de trabalho escolar com as TIDC de forma interativa, relacionado com seus usos realizados socialmente.
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