O USO DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL | Autores: Madalena Benazzi Meotti (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) |
Resumo: Resumo: Com o desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), o aluno precisa saber interagir, por meio da linguagem, nesse ambiente virtual, tanto em se tratando de leitura, como de produção textual. Ao professor de Língua Portuguesa cabe a responsabilidade de formar o aluno para interagir e interpretar o mundo por meio da linguagem, e nesse aspecto, é imprescindível considerar a leitura e escrita utilizada nos meios digitais. Este trabalho tem como tema As novas tecnologias e formação continuada com uso de novas tecnologias para professores de Língua Portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental, associada à pesquisa colaborativa para o desenvolvimento da produção textual na perspectiva dos multiletramentos. O objetivo geral desta pesquisa é verificar se a formação continuada com professores do Ensino Fundamental – anos iniciais - da rede pública, associada à pesquisa colaborativa, possibilitará o uso das novas tecnologias nas aulas de Língua Portuguesa, de maneira a contribuir para o desenvolvimento da produção de textos na perspectiva dos multiletramentos. A base teórica que sustenta essa investigação pauta-se em Bakhtin (1988, 2003), Dolz e Schnewly (2004), Geraldi (1991), Rojo (2009, 2012, 2013), Costa-Hübes (2008, 2012), entre outros. Os resultados parciais demonstram a necessidade e importância da instrumentalização do professor para implementar seu trabalho pedagógico, no sentido de agregar ao ensino o uso de ferramentas disponibilizadas pelas novas tecnologias, contribuindo para o desenvolvimento da produção textual sob a óticas dos multiletramentos.
|
|