Poster
| O CENÁRIO DE INTERLOCUÇÃO E A AVALIAÇÃO DA LEITURA | Autores: Regina Lúcia Péret Dell´isola Denardi (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) |
Resumo: Em nossa pesquisa, tratamos da avaliação dos cenários de interlocução e das habilidades de leitura dos textos associados às tarefas comunicativas do exame oficial brasileiro para obtenção do Celpe-Bras. Nesse exame, avaliam-se de forma integrada: 1) a compreensão, considerando-se a adequação e a relevância da produção do examinando em resposta ao texto; 2) a produção escrita, considerando-se a qualidade com que a ação é desenvolvida e o grau de atendimento à tarefa executada pelo examinando. A qualidade com que a ação é desempenhada envolve adequação contextual e discursiva (gênero, interlocutor, enunciador, propósito) e adequação linguística, critérios de referência para a distinção entre os níveis de proficiência avaliados. O grau de atendimento à tarefa evidencia o cumprimento pleno, parcial ou nulo ao que foi proposto no enunciado de cada tarefa do exame. Em lugar de uma aferição quantitativa de pontos isolados da língua, faz-se uma avaliação qualitativa do desempenho tendo em vista o objetivo da tarefa. Nossa atenção volta-se para a avaliação da leitura dos textos associados às tarefas que se caracterizam pela condução de representações de escrita em situações de uso da língua portuguesa. Focalizamos os enunciados das tarefas e analisamos o cenário instaurado para a interlocução em leitura. Realizamos a descrição das habilidades de leitura mensuradas, buscando aferir a explicitude dos enunciados quanto à forma de exploração dos textos para leitura com vistas a revelar o grau de compreensão do texto exigido ao leitor para a execução das tarefas comunicativas do Celpe-Bras.
|
|