Os pronomes pessoais no português brasileiro e o ensino de gramática: desafios aos profissionais de Letras | Autores: Ednalvo Apóstolo Campos (UEPA - Universidade do Estado do Pará) |
Resumo: Neste trabalho proponho uma reflexão sobre a temática pronome pessoal e ensino de gramática na formação de professores de português nos cursos de Letras com vistas à atuação na Educação Básica. Nas últimas décadas foram publicados uma quantidade robusta de trabalhos sobre a morfossintaxe pronominal sob as mais diversas perspectivas teóricas (GALVES, 2001; KATO, 1999; TORRES-MORAIS & BERLINCK, 2006, 2007; DUARTE, 1995, 1996, 2003, entre outros) e trouxeram significativas contribuições ao estudo da expressão pronominal no Português Brasileiro (PB). Além desses estudos, as recentes gramáticas do PB, resultantes de projetos como o NURC e fundamentadas na descrição da variedade falada (PERINI, 2010; CASTILHO, 2010; BAGNO, 2011; além dos 5 volumes da GPCFB) ao mesmo tempo que trazem um rico contributo ao ensino, ampliam o conceito de ‘gramática’ e abrem leques à abordagem de uma realidade linguística tradicionalmente controversa. O quadro dos pronomes pessoais em Perini (2010, p. 116), por exemplo, destoa fortemente daqueles das gramáticas normativas. Assim, para os professores de língua portuguesa que atuam na EB, não é tarefa fácil lidar com o tema pronome pessoal. Os desafios ao ensino dessa temática trazem algumas dificuldades: como lidar com a dicotomia prescrição vs. descrição entre as gramáticas tradicionais e recentes (do PB)? Como lidar, no tocante ao ensino, com as reanálises/rearranjos na expressão pronominal do PB, já consolidadas no uso e descritos nas novas gramáticas, mas ausentes nas GTs? É necessária a busca pela equidade relativamente ao tema pronome pessoal em sala de aula. Nesse sentido, pretende-se (i) apresentar resultado de questionário aplicado a professores da EB sobre a abordagem pronominal em sala e (ii) discutir estratégias de ensino que contemplem os usos pronominais descritos nas novas gramáticas de português, tanto na formação de professores nas aulas de sintaxe dos cursos de Letras quanto na atuação na EB.
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