Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Ensinar a Ler, Aprender a Avaliar: a avaliação diagnóstica das habilidades de leitura.

Autores:
Robson Santos de Carvalho (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas)

Resumo:

Neste trabalho, investigou-se o desempenho de alunos em itens de provas de interpretação de textos, com foco nas habilidades de leitura, elaborados por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, durante cursos de formação continuada para redes municipais de onze cidades do sul de Minas Gerais, de 2007 a 2011. As provas foram aplicadas a 2.306 alunos. Em 2013, foram aplicados outros 392 itens a 138 alunos de duas escolas estaduais de Alfenas, MG. A pesquisa demonstra relações entre desempenho de alunos nos testes e o modo de construção dos itens. Para verificar a eficácia da avaliação como elemento norteador de ações pedagógicas voltadas para o domínio das habilidades de leitura, e de verificar quais as estratégias/ habilidades são mobilizadas pelos alunos para responderem aos itens de verificação de leitura, esta pesquisa desenvolveu-se em duas etapas: Na primeira, foram analisados itens das provas de leitura, criadas conforme a matriz de referência de habilidades do SAEB, relacionadas a aspectos textuais como as relações lógico-discursivas presentes no texto; repetições ou retomadas, realizadas por recursos de referenciação, as inferências globais e as inferências de sentido de palavras ou expressões. A segunda é composta por itens de avaliação de habilidades de leitura criados por bolsistas do PIBID, da Unifal-MG, cujo foco foi a análise das habilidades/estratégias utilizadas pelos alunos ao responderem ao teste. Estabeleceu-se assim o contraste entre os blocos de dados que evidenciou a mobilização de habilidades, conhecimentos, estratégias pelos alunos diante de itens de leitura, independentemente do seu modo de construção. Sustentam as análises, as concepções de gênero, textualidade e textualização, advindas da Linguística Textual e da Análise Textual dos Discursos (ATD), além de referenciais teóricos sobre a avaliação. Os resultados atestam que a Avaliação Diagnóstica de Habilidades é o modelo mais eficaz para garantir sucesso ao processo de ensino da leitura.


Agência de fomento:
CAPES - PIBID