O Exame Nacional do Ensino Médio tem assumido grande destaque na organização da educação básica escolar no Brasil, devido a importância do seu resultado como forma de acesso ao ensino superior gratuito, em geral, no sistema público. Os vestibulandos são avaliados pelo Inep em cinco categorias, conforme se segue: domínio da norma padrão, compreensão da proposta de redação, organização textual, conhecimento da estrutura do texto argumentativo e proposta de intervenção para o problema abordado. Pretendeu-se, nesta produção, analisar regularidades e recorrências linguístico-textuais e discursivas que possam, efetivamente, sinalizar o surgimento de um subgênero textual dissertativo-argumentativo. Também teve como objetivo apresentar uma análise macrodiscursiva de Redações do Enem 2016, Nota 1000, em busca da certificação de provável estabilidade composicional, estilística e temática na produção desse gênero textual, com vistas a confirmara prática de um gênero textual secundário denominado de Redação Enem. Esta análise sustenta-se nos construtos teóricos de Bakhtin (2000) e Swales (1990). Os resultados indicaram que as marcas formais, estético-composicionais e temáticas na construção dos enunciados linguísticos da redação Enem confirmam a seleção de campos lexicais, categorias gramaticais, organização sintática e marcas de autoria que se repetem na organização desse texto, com vistas a atender a exigências e orientações advindas do Inep. As habilidades e competências desenvolvidas pelo trabalho escolar na produção de textos, avaliadas nessa redação final, com hierarquia valorativa das áreas cognitivas, com grandes evidências nas Redações Nota Mil, nos permitem confirmar a produção de um novo gênero textual dissertativo.
Palavras-chave:Redação escolar. Vestibular. Ensino médio.Gênero textual.