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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Só apresentou 10% de texto próprio: plágio ou baixa voz autoral?

Autores:
Gilce A. Quintão Castro (PUCMINAS - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Resumo:

Neste artigo, discute-se o problema do plágio acadêmico, de modo particular na avaliação de um caso de trabalho de conclusão de curso, em que a banca tipificou a produção apresentada como cópia. Busca-se refletir sobre formas de identificação de plágio em produção acadêmica, com vistas a compreender processos de apropriação do discurso de outrem e condições de registro, a partir de uma produção textual acadêmica, artigo de publicação, de natureza revisional. Além do teórico russo Bakhtin, pela concepção dialógica dos discursos produzidos sob forte influência social, histórica e cultural pelos sujeitos falantes, a análise linguística do artigo-corpus foi apresentada à luz de teóricos da escrita acadêmico-científica Swales (1990), Boch e Grossmann (2002), Pollet e Piette (2002) e Omer (2009). Pôde-se concluir que as estratégias textuais utilizadas pela autora do artigo indicam/revelam baixa voz autoral, sobretudo com elevado expediente de cópia de citações de diversas publicações consultadas, no entanto é precipitado assegurar ser um caso típico de plágio acadêmico. Essa constatação nos permite assegurar que a escrita acadêmica apresenta um grau de complexidade no campo da polifonia que interfere no domínio técnico da escrita acadêmica por parte dos docentes e discentes na compreensão do jogo de vozes próprio desse discurso disciplinar. Reafirmamos que o dialogismo é um princípio constitutivo da linguagem e dos gêneros discursivos, e que o enunciado alheio é também parte constitutiva desses discursos sociais amalgamados por meio de recursos lexicais, sintáticos e estilísticos que incorporam autoria nas produções textuais, de modo especial no discurso acadêmico.

 


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