PREFERÊNCIAS LITERÁRIAS DE ADOLESCENTES LEITORES DE MEIOS POPULARES | Autores: Eliana Guimarães Almeida (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) |
Resumo: Esta proposta de trabalho tem como objetivo trazer algumas discussões que fazem parte de uma pesquisa de doutorado em andamento cujo foco é a voz do leitor jovem de meios populares. A pesquisa foi realizada junto a adolescentes que estudam em escolas públicas municipais e estaduais localizadas em bairros da periferia de Belo Horizonte e região metropolitana. Os principais objetivos da pesquisa são conhecer como se processam as escolhas literárias desses jovens, quais são as suas preferências literárias e as principais referências – escolares ou não – para a construção de seus repertórios de leitura. Além disso, a pesquisa busca compreender quais são os discursos proferidos sobre as leituras que realizam e qual é o papel que eles atribuem à leitura em sua formação como indivíduo, assim como as definições dadas pelos jovens de meios populares à expressão "literatura juvenil". A abordagem metodológica é qualitativa e a coleta de dados ocorreu pela aplicação de questionário, realização de entrevistas individuais e interação dos participantes por meio de grupos de discussões. Para esse simpósio, selecionamos alguns dados ligados às preferências literárias apresentadas pelos jovens participantes da pesquisa ao longo da pesquisa de campo, buscando problematizar os fatores que influenciam na constituição dos repertórios individuais de leitura e o que as listas geradas pela pesquisa representam dentro desse universo específico que envolve as leituras juvenis em meios populares. As reflexões têm como principais referências as discussões de Rildo Cosson, Graça Paulino, Anne-Marie Chartier, Michèle Petit, Ana Díaz-Plaja, Teresa Colomer e Louise de Rosenblatt. Esses autores trazem importantes discussões acerca da formação de leitores literários, da relação individual que se estabelece entre o leitor e a obra, das experiências singulares de cada leitor e dos círculos de compartilhamento de leituras.
Agência de fomento: CAPES |
|