AVALIAÇÃO DE APLICATIVOS DIGITAIS (APP) EM PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | Autores: Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: O ensino da língua portuguesa teve grande expansão no início deste milênio, devido também à ampliação das relações comerciais de muitos países com o mundo lusófono. Em vista desse quadro, muitos pesquisadores vêm investigando as potencialidades do uso de aplicativos como dispositivos auxiliares no ensino da língua portuguesa bem como vêm experienciando seu uso em práticas pedagógicas como língua materna, língua adicional ou língua de herança. Respondendo à demanda pelo ensino de língua portuguesa em contexto da tecnologia digital, a presente comunicação traz os resultados da pesquisa com foco nas análises empreendidas em relação aos aplicativos digitais (APP), voltados para o ensino de língua portuguesa como língua materna ou não materna em circulação em redes digitais da web ou de plataformas digitais de comunicação. As contribuições teóricas que sustentaram as análises realizadas durante a investigação estão centradas em Marcuschi (2005), Xavier (2010), Hsu; Ching (2013), Bértoli-Braga (2015), entre outros. A metodologia de cunho qualitativo norteou a avaliação de 6 aplicativos digitais para o ensino de línguas: 1) sua composição geral; 2) a usabilidade com alunos de vários níveis de proficiência em língua; 3) a abordagem dos conteúdos. Os resultados da pesquisa obtidos apontam para: a) a presença de recursos multimodais; b) cultura tomada somente como arte; c) possibilidades variadas de interação entre usuários; e d) possibilidades de uso individual.
|
|