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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Letramento acadêmico e interdisciplinaridade: uma proposta de ressignificação e escrita realizada nos cursos de Letras (IFG – Câmpus Goiânia)

Autores:
Limerce Ferreira Lopes (IFG - INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS)

Resumo:

Esta comunicação apresenta alguns resultados da proposta de intervenção elaborada a partir da parceria interdisciplinar entre duas disciplinas do 1º período de curso de Letras – Português, do Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus Goiânia:  Prática como Componente Curricular 1 (PCC1) e Leitura e Produção Textual (LPT). Assim, durante o semestre letivo de 2017-2, propusemo-nos planejar alguns eventos de letramento (STREET, 2014), articulados às disciplinas acima mencionadas no intuito de que os alunos se inserissem nas práticas de letramento específicas do meio acadêmico e demonstrasse, por meio das produções do gênero “relatório”, essas apropriação de práticas de letramento situados/autogerados propostos pelas disciplinas. Para tal, utilizamos como referencial teórico, os pressupostos da interdisciplinaridade (FAZENDA, 2002; KLEIMAN, 1999; MORAIS, 1999) e do letramento ideológico e acadêmico (STREET, 1984, 2014;  BARTON, 1994; BARTON & HAMILTON, 2000; LEA & STREET, 1998;2006) dentre  outros. Para o referencial metodológico, adotamos os princípios da pesquisa qualitativa (referências) e analisamos os relatórios de visita técnica dos estudantes do primeiro período do curso de Letras do IFG do segundo semestre de 2016, produzidos em decorrência da visita realizada em Pirenópolis- GO.  Por meio da análise, concluímos que nos relatórios analisados, existem marcas linguísticas de vários temas discutidos durante o semestre, vinculados ao Letramento acadêmico, bem como, marcas linguísticas de letramento vernacular e ideológico, o que apenas comprova o fato de que, essas experiências interdisciplinares e as práticas vividas pelos alunos nos vários espaços de Letramentos, foram apropriadas por esses sujeitos (discentes) contribuindo na sua formação enquanto futuro docentes.


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IFG