PROFESSORES ALFABETIZADORES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: que contribuições traz o PNAIC à prática pedagógica? | Autores: Sidmar da Silva Oliveira (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) |
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar as implicações das ações formativas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa à prática pedagógica dos professores alfabetizadores do primeiro ciclo dos anos iniciais de Ensino Fundamental, de uma escola pública, situada na zona rural do município de Monte Santo-BA. A questão-problema que orienta esta pesquisa é: como as ações formativas do PNAIC reconfiguram as práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores de escolas do campo? Para atingir o objetivo proposto e responder à questão central, desenvolveremos uma pesquisa de abordagem colaborativa (IBIAPINA, 2008). Com os professores colaboradores da pesquisa realizaremos sessões reflexivas formativas, as quais têm por objetivo motivar os professores a refletir sobre a prática docente. Como aporte teórico, partirmos das discussões sobre formação continuada de professores (NÓVOA, 1992; 1995; TARDIF, 2010; IMBERNÓN, 2010; 2011); alfabetização e letramentos (FREIRE, 2013; 2015; SOARES, 2001; 2013; STREET, 2014); educação do campo (ARROYO, 2011; CALDART, 2011; RIOS, 2016); multiletramentos (ROJO, 2009; 2012); e outros documentos oficiais que tratam da educação e formação continuada no Brasil. A temática em questão torna-se relevante, devido à urgência de se problematizar as ações de formação continuada do Governo Federal, tendo em vista que cada época gera novas demandas que desafiam a instituição escolar a pensar em novos modos de atuação, exigindo do governo o investimento em processos formativos dos professores, com vistas à criação de políticas de formação continuada que considerem o professor alfabetizador como um produtor do saber, ator de sua prática. Os resultados, ainda parciais, advindos de diálogos com os professores alfabetizadores, bem como de estudos teóricos, nos levam a compreender que a formação continuada poderá constituir-se como uma ação mais significativa quando parte de uma reflexão colaborativa dos professores sobre sua prática docente, orientando-os a autoavaliar-se, descrevendo, informando, confrontando e reconstruindo sua prática pedagógica alfabetizadora.
Agência de fomento: Não se aplica |
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