Este trabalho relata uma experiência exitosa desenvolvida a partir das propostas do PNAIC – Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa, fundamentada nos estudos realizados durante as formações e em estudiosos como: Ferreiro (1985), Freire (1997) e Carvalho (2002).
As particularidades da turma permitiram desenvolver um trabalho diversificado, despertar nos alunos que não leem e não escrevem fazer uso das diferentes finalidades da leitura e da escrita e utilizar diversos gêneros textuais como meio para apropriação do sistema de escrita alfabética através do prazer da leitura.
A utilização dos gêneros textuais na aquisição da leitura e da escrita tem um papel relevante na sala de aula, a criança precisa compreender o contexto do gênero, isso é o indivíduo ser alfabetizado no letramento. Conforme Freire (1997), as palavras vindas do cotidiano do aluno se tornam palavras geradoras que permitirão a formação de outras palavras.
As atividades desenvolvidas numa turma de 1º Ano do Ensino Fundamental tiveram início com uma diagnose para identificar o nível de cada educando, em seguida a sala foi preparada para torna-se um ambiente alfabetizador e nas atividades de rotina foram inseridas cantigas rodas, trava-línguas e parlendas. Os demais gêneros textuais foram apresentados de maneira contextualizada e lúdica.
Reconto, leituras, contação de histórias, formação de palavras com o alfabeto móvel, brincadeiras, jogos do CEEL e TRILHAS serviram de base para a palavra geradora. Para estimular a produção escrita foi realizada uma pesquisa de receitas da família e produzido coletivamente um livro de receitas. Através destas atividades, os alunos se apropriaram das especificidades da escrita.
A palavra geradora promove situações em que todos se apropriam da leitura através da compreensão do que está lendo. Criando situações reais num ambiente de descobertas e reflexivo.