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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Os estudos galegos na formação de estudantes de Letras da UFPR: fundamentos teóricos e práticas pedagógicas.

Autores:
Francisco Javier Calvo Del Olmo (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Karine Marielly Rocha da Cunha (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Resumo:

Ainda hoje os Estudos Galegos estão (quase) ausentes no panorama acadêmico brasileiro; fato paradoxal pois o papel da Galiza e da língua galega resultam essenciais para a compreensão da história e da atualidade da língua portuguesa. Para preencher minimamente essa lacuna estamos atuando, desde 2015, em duas disciplinas optativas onde esse conteúdo é examinado de forma específica dentro do quadro teórico-metodológico das abordagens plurais: Intercompreensão em Línguas Românicas e Introdução à Língua e a Cultura Galegas. Nas aulas, os alunos são expostos à leitura de textos de diferentes épocas escritos em galego (principalmente dos séculos XIX e XX) e a insumos orais de diversos tipos como vídeos, curtas e narrativas. Tais materiais objetivam explorar a proximidade e também os contrastes dessa língua com o português brasileiro, suas correspondências fonéticas, morfológicas, sintáticas, lexicais e ortográficas. Igualmente, a situação sociolinguística do galego, os conflitos derivados da diglossia com o castelhano e os processos de hibridação (o castrapo) são temas de reflexão na aula trazendo uma discussão que, em certo modo, pode ser comparada com o preconceito linguístico existente no Brasil. A partir dessas premissas, apresentamos na comunicação formulários e atividades onde os alunos se posicionam de maneira crítica a respeito das questões abordadas considerando a relevância das mesmas na formação dos estudantes de letras. Finalmente, discutimos as respostas coletadas e problematizamos a experiência da UFPR que pode ser tomada como precedente para aquelas IES que considerem pertinente incluir tal formação no currículo dos seus cursos; visando assim o estudo crítico do português brasileiro que reconhece no galego um alter ego.


Agência de fomento:
CAPES